Blog

Introdução a Flex.

Anteriormente falei sobre Grails que é a nossa linguagem de programação do lado do servidor, agora venho neste demonstrar o Flex, um framework baseado em Actionscript 3 que por sua vez é a parte do cliente/designer de nossos sistemas.

 

Porque utilizar o Flex?

O flex se encaixa em um tipo especifico de desenvolvimento RAD (Desenvolvimento de Aplicação Rápida) com isso seu tempo de desenvolvimento cai em torno de 70% depois de se adaptar com Flex. Não é necessário se preocupar com compatibilidade entre browser.

E se encontra uma comunidade bacana, ativa, sem contar a grande empresa por trás da tecnologia Flex.

Há também a garantia de melhoria da tecnologia, pois não estamos falando de um grupo de rapazes bem intencionados que decidiram colocar a disposição um framework para fazer bonito para a galera, aqui temos um gigante do mundo do software por trás de uma tecnologia que veio para ficar, baseada em Flash Player, sucesso desde as primeiras versões.

 

O que é o Flex?

Como descrito acima o Flex é um framework baseado em Actionscript 3 e inicialmente desenvolvido pela Macromedia e atualmente mantido pela Adobe.

 

Qual a sua real finalidade?

Sua finalidade é o desenvolvimento de interfaces, seja para software desktop ou para web. Quando se utiliza o Flex framework, o resultado final é um arquivo SWF que contém apenas Actionscript 3. Sendo que no Flex utilizamos o MXML para o desenvolvimento de suas telas.

 

MXML?

É uma linguagem de marcação baseada em XML. Usada para criação das interfaces de usuário e definição da relação entre os componentes no Flex. O MXML usa tags para criar componentes como por exemplo, criar controles das interfaces de usuário e definir como eles interagem com os demais e com o resto da aplicação, incluindo recursos externos, banco de dados, entre outros.

 

Como conseguir o Flex?  link para Flex

O Flex framework é gratuito e de código aberto, é distribuído através do Flex SDK (Software Development Kit). É possível desenvolver Flex utilizando um editor de texto simples, porém, não é muito produtivo.

Assim, a Adobe obtém receita através da venda do Flash Builder, a IDE (Integrated Development Environment) e o motivo pelo qual o Flex pode ser enquadrado na categoria RAD (Rapid Application Development).

 

Flash Builder

Uma ferramenta para Flex framework sendo a mais popular do mercado. Este IDE é baseado no Eclipse, e por sua vez utiliza largamente as suas perspectivas, que modificam a interface do Flash Builder, mostrando painéis com funções pertinentes aquela necessidade que a perspectiva atende.

 

MXML e Actionscript 3

Uma aplicação em Flex é Actionscript 3 puro. Mesmo que a maior parte do código escrito seja MXML, o resultado final será sempre AS3, pois o compilador que é parte integrante do Flex SDK converte o MXML em AS3 para depois gerar um arquivo único que será sua aplicação final.

Futuramente iremos trazer mais informações/dicas sobre Flex/Grails.