Serviços

Consultoria em Redes

Trabalhando há mais de 10 anos no mercado com redes, criamos todo um sistema de processos para poder realizar o melhor suporte ao cliente. São diversas etapas que ajudam em identificar o problema, levantar as possíveis soluções, definir a melhor solução e executá-la.

Essas etapas são:

  1. Levantamento - Fase de levantamento de dados, aonde procuramos identificar o problema, conhecer toda a infraestrutura de rede, mapear os dispositivos envolvidos, tipos de dados trafegados, nível de gerência estabelecido na rede e outras informações.
     
  2. Análise - Fase que irá analisar os dados obtidos na fase anterior, criando simulações e definindo as possíveis soluções para o tratamento dos problemas encontrados. Também define se irá precisar de realizar mais testes ou a execução de algum outro diagnóstico.
     
  3. Planejamento - Fase de que irá pegar os resultados da análise realizada e definir a melhor solução e definir a estratégia a ser adotada para a resolução do problema de forma mais eficiente possível, a execução de uma ação sincronizada de forma que, por exemplo, se for necessário parar toda a rede, seja no menor tempo possível.
     
  4. Configuração - Execução dos passos definido no planejamento
     
  5. Feedback - É a ultima etapa do ciclo de suporte, aonde colhemos informações referente ao serviço realizado para melhormos os processos realizado e determinar o grau de satisfação atingido.

 

Infraestrutura de Rede:

Somos especializados em diversos tipos de equipamentos entre eles roteadores, switchs Cisco, Mikrotik, 3Com e outros, e para diversas infraesutruturas de redes como cabeamento UTP, fibra óptica e Wireless ( ponto a ponto, multiponto, ambientes internos e externos ).

Temos uma forte parceria com diversos fornecedores de equipamentos de qualidade e com garantia e um excelente pós-venda.

 

 

Soluções de Monitoramento:

Fazemos o acompanhamento e disponibilizamos ferramentas para a análise de tráfego, ocorrência de eventos na rede, entre outras coisas. Os principais sistemas que implementamos é o The Dude da Mikrotik, o MRTG e outros scripts dependendo da necessidade do cliente.

Através do dude, por exemplo, conseguimos ajustar para realizar alarmes por email, sms e outros recursos para notificar a ocorrência de algum evento indesejado.

 

Roteamento Avançado:

É a utilização de serviços que simplificam o controle da tabela de roteamento dos equipamentos na rede. Cada serviço tem sua finalidade, mas no fim é tabela de rota. Os principais serviços são:

  • BGP é um protocolo de roteamento,ele permite criar políticas de roteamento de maneira dinâmica, rápida e eficiente. Permite a redudância de links e alteração de caminhos de maneira automática. Toda a Internet está baseada no BGP e suas trocas de tabelas de roteamento. Pode ser utilizado tanto para comunicaçaõ entre roteadores dos Provedores/Operadoras como entre os roteadores internos de backbone.
     
  • OSPF permite uma rápida percepção de queda e repassa essas informações aos vizinhos. A maior vantagem do OSPF é não precisar mais de trabalhar com o roteamento estático e se integrado com o BGP, deixando o OSPF cuidando das rotas entre roteadores e o BGP de informar as grandes redes de cada ponto fica mais simples de se trabalhar.
     
  • MPLS, ou MultiProtocol Label Switching, é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos (labels) que funciona com a adição de um rótulo nos pacotes de tráfego (é indiferente ao tipo de dados transportados) à entrada do backbone e, a partir daí, todo o encaminhamento pelo backbone passa a ser feito com base neste rótulo. Comparativamente ao encaminhamento IP, o MPLS torna-se mais eficiente uma vez que dispensa a consulta das tabelas de routing.

 

Interligação Matriz X Filial por VPN:

Através da Internet, podemos realizar interligação entre matriz e filial, de forma que as redes comuniquem diretamente, sem perigo de dados serem interceptados durante essa comunicação, por ser criado um túnel entre as duas pontas e utilizar recurso de criptografia todo o tráfego passado pela internet da filial até a matriz e vice-versa é criptografado e transparente na Internet.

A vantagem da VPN é que não se faz mais necessário a contratação de um link exclusivo para interligar matriz e filial, basta em ambas terem um link de internet de qualidade que o tráfego poderá ser feito pela mesma. E fazendo um comparativo entre um link dedicado entre matriz e filial, é muito mais caro que um link dedicado na internet.

Os protocolos mais utilizados para o estabelecimento das VPNs são: IPSEC, L2PT, OpenVPN, PPTP.